Um pouco da história da nossa Paróquia

 

 "Em 1893 os irmãos Emídio, Bernardino e Panfilio Falchi construiram uma capela na Praça Veiga Cabral - Vila Prudente - São Paulo - Brasil, dando-lhe o nome de Santo Emídio. Santo protetor dos terremotos, as enchentes, as grandes chuvas. "..e do qual Emídio Falchi era devoto .Santo Emídio não era conhecido aqui no Brasil e por esta razão, Emídio Falchi mandou vir da Itália, especialmente para a capela uma bela imagem para a inauguração. O terreno fora doado pela familia Falchi para ali mais tarde ser construída a igreja matriz. A doação foi feita em nome dos padres de São Carlos, na época os que comandavam o orfanato Cristovão Colombo.

A Cúria Metropolitana vendo todo o esforço, mas quase inúteis dos padres que se achegavam para dar continuidade às obras da igreja, decidiu oficializar a nomeação de um pároco para que tivesse maior desempenho junto à comunidade  Vila Prudentina e assim resolver o caso da paróquia, que até então estava com seus alicerces prontos para ser erguida. Assim sendo, a Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e de Maria (SS.CC.) recebe a nova paróquia de Santo Emidio erigida por decreto do DD. Arcebispo Metropolitano Dom José Gaspar de Alfounseca e Silva, aos 08 de dezembro de 1939, dia da Imaculada Conceição. Foram enviados pela Congregação 04 religiosos sacerdotes que assumiram a paróquia e o Padre Damião Kleverkamp recebeu solenemente a posse como primeiro pároco no dia 31/12/1939,com os seguintes termos: “Damos por erigida e constituída em nossa Arquidiocese a nova paróquia de Santo Emidio da Vila Prudente, a qual terá como padroeiro principal e titular o glorioso Santo Emidio”.

Como a capela na Praça Veiga Cabral era muito pequena, resolveu-se inaugurar uma nova capela na rua oito, 285. O Padre Damião conhecendo bem o problema dos operários, resolveu fundar uma entidade, afim de ajudá-los. Surgiu assim, o Círculo Operário de Vila Prudente (hoje - Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente , no dia 02 de junho de 1940.

Em 1941 tivemos a fundação da escola do Círculo Operário (hoje - Colégio João XXIII) e início das obras da nova matriz, em outro local: Praça Jequitay (hoje Praça Padre Damião), em agosto de 1942 inaugurou-se o salão paroquial.
Em 1943 as irmãs franciscanas de São José aceitaram o convite para trabalhar na paróquia e nas obras sociais do Circulo Operário.

Em 1944 a paróquia conta com a valiosa colaboração do Padre Venâncio Hulselmans na construção da igreja e da sede do Círculo Operárioe também compositor do hino á Santo Emídio.

Em 1946 , perdíamos nosso primeiro pároco, o Padre Damião que pôr motivo de doença foi transferido para o Rio de Janeiro, falecendo em 15.04.1947.

Na festa de natal de 1947, foi celebrada a primeira missa na nova matriz.

Nestes anos de existência a paróquia teve os seguintes párocos:

de 1938 à 1947 - Damião Kleverkamp ;     

de 1947 à 1952 - Lourenço Barendse;

de 1952 á 1955 - Clemente Baltus ;          

de 1955 à 1958 - Domingos Vermeulen;    

de 1958 à 1959 - Venancio Hulselmans;   

de 1959 á 1964 - Paulino van de Rijt ;      

de 1964 à  1985 - Pacômio Maas;             

de 1985 á 1989 - Mauro Pastoors;            

de 1989 á 2008 - Mario Smolders;           

de 2008 à 2013 - Sérgio Stein - primeiro padre brasileiro:

de 2013  - Walterson José Vargas

A Paróquia de Santo Emidio, primeira na Vila Prudente e a pioneira em muitas pastorais e movimentos, também ajudou na implantação dessas pastorais nas várias paróquias da Região.

A Paróquia de Santo Emidio, o padroeiro das calamidades, de tão significativa presença na história da Vila Pudente e na Igreja de São Paulo,  certamente é chamada a continuar sua missão evangelizadora em meio a Vila Prudente, suas famílias, crianças, jovens e adultos.

Continuemos a construir respondendo aos novos tempos, a uma Vila Prudente que vai rápidamente se transformando em grande centro urbano, com o metro, o fura fila, os grandes prédios, o comércio,  para que aí Deus faça sua morada através de cada um de nós, homens e mulheres de fé, desejosos que os valores do Reino sejam a fonte construtora de nossa V. Prudente, nossa São Paulo.